sábado, 25 de setembro de 2010

Los Roques - Mar do Caribe

Nunca tinha saído do país, até porque acho que devemos conhecer o que é nosso primeiro para depois conhecer os dos outros. Só que, como todos os brasileiros falam, é mais barato viajar para fora do que no nosso próprio país. Tive que pagar a língua, e valeu a pena! Tenho que rever este meu conceito. Fui convidado a conhecer um lugar que não imaginava ser tão bonito, Los Roques - Venezuela, um arquipélago com diversas ilhas e de águas cristalinas, com gente simples e de boa hospitalidade, ainda mais se for brasileiro. É verdade, brasileiro lá é amado.
Antes de ir para Los Roques ficamos 4 dias em Caracas conhecendo a capital da Venezuela, e visitamos alguns lugares.
1º Dia -  Saímos de Vitória às 18:15 e chegamos em S. Paulo às 19:45 e de S. Paulo às 23:55 para chegarmos em Caracas às 4:30, já no horário local que tem diferença para a hora de Brasília de 01h30min. Nesse dia fomos somente ao shopping e relaxamos da viagem.
2º Dia -  Nesse dia conhecemos a Universidad Simón Bolívar (Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador.), um lugar muito agradável, com muito verde e área para piquenique, espaço para passeios/treinos de bike, onde toda a família pode curtir. Depois fomos a um bairro Hatillo, onde tem alguns bares e casas de artesanatos.
3º Dia - Fomos para a Plaza Altamira e no Parque El Ávila (2.765m de altitude), considerado o guardião e pulmão de Caracas, é uma ótima oportunidade para fazer diversas trilhas em montanha para todos os níveis de dificuldade, onde pode aproveitar o contato com a natureza e curtir o visual de montanha e ver toda a cidade de Caracas lá de cima. Ainda tem a oportunidade de subir de teleférico. Eu e minha esposa fizemos a trilha das Sabas Nieves, de dificuldade moderada, e uma hora de caminhada.
4º Dia -  Fomos conhecer a Colônia Tovar, a 42km de Caracas, uma colônia alemã onde pudemos ver as casinhas no estilo alemão, desfrutar do clima frio de montanha e experimentar as delícias da culinária alemã. Vale a pena conhecer.
5º, 6º e 7º Dia - Los Roques.
Para chegar em Los Roques são 30 min de voo, antes de pousar você já fica maravilhado com o visual de ilhas rodeadas por águas azuis de todas as tonalidades. Mal chegamos na ilha Gran Roque, a maior do arquipélago e onde ficam as pousadas, tomamos um café da manhã e partimos para uma das mais bonitas ilhas, Cayo de Água, e a mais distante também. Depois fomos para Isla Dos Moquises, onde existe um projeto similar ao Projeto Tamar aqui do Brasil, Isla Espenky e Sarky. À noite, passeamos pela vila e ficamos batendo papo no Aquarela Bar, com direito a música brasileira.
No segundo dia em Los Roques, eu levantei mais cedo, 5:50 da manhã e fui rodar a ilha Gran Roque (com 01 hora você roda a ilha toda), conhecer o farol e ter um visual privilegiado do local, onde você consegue ver toda a vila. Nesse dia fomos conhecer a Isla Noronsky, onde você consegue nadar junto com as tartarugas, fenômenal esta ilha, depois Krasky e Vuelta de La Laguna, onde você encontra com as estrelas do mar e tem a oportunidade para pegá-las. Não perca este passeio. À noite eu fui dançar Salsa, com meu vale-night, que a esposa liberou.
No último dia em Los Roques, nós fomos para a Isla Francisky e Madrisky, é uma boa opção para o último dia pois é mais perto. Saímos de Los Roques no final da tarde, com gostinho de quero ficar mais, mas não nos demos esta oportunidade para não ficarmos para sempre. Mas que dá vontade dá!
Obs: Não vai pensando que não vai encontrar brasileiros lá, pois o que mais encontrei de estrangeiros lá foram brasileiros!
8º Dia - Já em Caracas, saímos para conhecer a Plaza Las Américas, e aproveitamos para conhecer e fazer compras em uma loja de Adventure.
9º Dia - Fomos para o Hannsi, em Hatillo, uma casa de artesanatos diversos e muito bonitos, que você não pode deixar de ir, e não deixe de comprar o "pau de chuva" e a "pimenta de formiga". Depois fomos ao Paseo Los Próceres, uma avenida inteira de praça, com muitos monumentos, chafarizes e alguns instrumentos de guerra para demonstrar o poderio da Venezuela de "Chávez". Depois fomos para o shopping Sambil para fazer compras, um shopping de 3 ou 4 andares, gigante, eu fiquei perdido várias vezes. A vantagem é a moeda do Real que é bem valorizada lá, chegando a valer BsF 3,50.
10º Dia - Voltamos para o Sambil para terminarmos de olhar tudo e finalizarmos nossas compras. Ficamos praticamente o dia inteiro rodando no shopping. Fizemos até amizade com as vendedoras.
11º Dia - Dia de voltar para casa, e se acostumar ao idioma português novamente. Saímos de Caracas às 9h e chegamos em Vitória às 22h. Em São Paulo o que mandou foi DutyFree. Minha esposa amou e eu também, perfumes e outros produtos importados a preços excelentes.

































Nenhum comentário: