segunda-feira, 13 de julho de 2009

Vitória x Alegre

Nessa viagem o objetivo era fazer de Vitória até Alegre. Eu tirei folga na metade do dia, véspera do feriado de N. Sra Aparecida, para fazer a viagem. Saí às 13h25min rumo a Anchieta, minha primeira parada. Passei pelo centro de Vitória, e depois segui pela Rod. Carlos Lindenberg (pude sentir a poluição ao extremo nesse trecho) e pela Darly Santos, logo cheguei na Rodovia do Sol, trecho tranquilo com acostamento e sem perigo. Cheguei em Guarapari às 16h e com o vento a favor Meaípe foi um pulo, com mais uma hora cheguei em Anchieta meu ponto de parada. Demorei para achar a casa do meu primo Juliano, que estaria vindo também para passar o feriadão, e comemoraria o seu 10º aniversário de casamento. Localizado a casa, fui na rua comprei um macarrão para fazer uma macarronada ao alho e óleo, o seu João, sogro do meu primo que preparou e ficou uma delícia.
Dados técnicos: Km: 100,10 Av: 26,5 km/h, Max: 47,0 km/h e Tm: 03h50min20seg.
No outro dia cedo, saí com o João para conhecer Anchieta, conheci a Praia do Centro, o Santuário do Beato José de Anchieta, e também a Praia dos Coqueiros. Esqueci até que tinha que continuar a viagem, quando me dei conta fui sair às 9h45min de Anchieta, rumo a Mimoso do Sul. Segui passando pelas praias beirando a Rodovia do Sol, e conheci as Praias de Iriri, Piúma, Marataízes, onde também conheci a Lagoa do Siri local muito frequentado por cariocas e capixabas, é muito bonito o local e muito gostoso. Para chegar a Lagoa você tem opção de passar por estrada de chão, são uns 9 km, que foi minha opção, ou por asfalto, as duas opções são bem tranquilas. Tirando os morros que tive que subir, a viagem beirando as praias foi até a Praia de Maroba, muito bonita por sinal, só não tem muita estrutura no local. Agora deveria passar por Presidente Kennedy para chegar a BR-101 e ir para Mimoso, Presidente Kennedy é tão pequena que quase não percebi que tinha passado por lá. Ao chegar na BR começou a tensão, muito trânsito e perigos normais de BR, mas graças a Deus não aconteceu nada e logo cheguei ao trevo de acesso a Mimoso do Sul, já era 17h e a calmaria voltou novamente, fiquei um pouco preocupado pois já estava ficando escuro e ainda faltavam 14 km. Cheguei em Mimoso do Sul às 17h55min, me hospedei no Hotel Marilua, bom para quem estava pedalando o dia todo. Saí para comer uma pizza e dar uma volta na cidade, liguei para a minha esposa para dar notícias e logo voltei para o hotel para dormir.
Dados técnicos: Km: 157,92 Av: 24,2 km/h, Max: 73,5 km/h e Tm: 06h31min28seg.
Terceiro dia, levantei às 05h45min tomei o café da manhã, arrumei minhas coisas e parti às 7h50min, em Mimoso tem um Cristo Redentor e não poderia deixar de conhecer, a subida é muito dura e por estrada de cascalho. Fui realmente sair da cidade às 08h30, minha intenção era passar por São José do Calçado e depois ir para Alegre, só que o meu primo queria que estivesse na festa de aniversário de casamento dele, em Anchieta, então tive que adiantar a viagem para chegar em Alegre cedo para pegar um ônibus para Cachoeiro de Itapemirim e depois outro para Anchieta. Não conhecia a estrada muito bem, aliás não conhecia nenhuma estrada por onde passei, quando passei no distrito de Santo Antônio umas das meninas me viu e disse: "Será que é do Luciano Hulk?!" na hora não pude deixar de rir, mas seria bom se tivesse um apoio do Luciano. cheguei em Conceição de Muqui com muita dificuldade pois nunca vi tanto morro e ainda em estrada de chão, e chegando lá pedi informações ao seu Zé Armino que me forneceu um trajeto detalhado para chegar a Alegre. Com o trajeto detalhado agora, passei pela vila do café e logo mais pra frente tem uns 6 kms de descida em estrada de chão e logo depois já é Alegre. Cheguei em Alegre era 14h45min e tinha um ônibus para Cachoeiro às 16h, aproveitei para tomar um banho num hotel em frente a rodoviária, pois estava só a poeira, e só me custou dois reais. Cheguei em Cachoeira e tinha um ônibus saindo para Anchieta e quase que eu perco, consegui embarcar e consegui chegar em Anchieta a tempo para pegar o finalzinho da festa e um monte de gente bêbadas. Foi uma festa quando cheguei e aproveitei para comer um churrasquinho e um feijão tropeiro que ninguém é de ferro. Fiquei curtindo a festa com o pessoal e mais um dia fiquei hospedado na casa do meu primo. Bem o pedal foi até aqui!
Dados técnicos: Km: 76,43 Av: 14,8 km/h, Max: 64,8 km/h e Tm: 05h09min23seg.
No domingo fomos curtir uma praia em Iriri e a tarde voltei para Vitória com o sogro do meu primo. A Luize veio mais cedo na caminhonete do amigo do meu primo e ele deixou ela na casa do meu primo em Jardim América em Cariacica. Quando cheguei ainda fiz mais um pedalzinho até em casa em Bairro República em Vitória. Bem, esta viagem foi um pouco corrida mas foi muito legal conhecer as praias do sul e a região de Mimoso. Vale a pena! Com esta viagem eu completei a terceira etapa da minha viagem pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário: