sexta-feira, 1 de maio de 2009

Caminho do Imigrante 2009

Hoje a galera foi participar do 6º Caminho do Imigrante, em Santa Leopoldina - ES. Evento que desde 2004 reuni centenas de pessoas, em busca de tranquilidade, belezas naturais, muito ar puro e até mesmo pelo simples fato de caminhar.
Saímos eu e a Patricia, James e Marinete às 05:50 da manhã rumo a Santa Leopoldina, onde lá encontraríamos mais alguns amigos, entre eles a Cintia e o Marcos. Lá chegando por volta das 07:00, a cidade já estava movimentada, com o café da manhã servido para os participantes e a retirada dos kits.
A saída para a caminhada de 29 km se deu às 08:15, com destino a cidade de Santa Teresa - ES, logo de cara encaramos uma subida de tirar o fôlego de muitos participantes, mas determinados como estávamos seguimos em frente. O ar puro bastante notado entre nós, foi contaminado por alguns carros de apoio que seguiam os caminhantes, incomodando muitos, inclusive eu. Os carros passaram e finalmente pudemos curtir o ar puro e fresco característico das matas fechadas e ainda preservadas da região, além das belezas naturais e paz. Por muitos momentos ficamos perdidos com relação a quanto já havíamos caminhado, mas essa preocupação foi logo passando, assim que conversávamos com as pessoas que íamos conhecendo pelo caminho. Isso porque o vovô (James) já tinha nos abandonado para trás, com suas metas desafiadoras. Uma das que conhecemos foi a Elza, carioca a pouco anos em Vitória, muito descontraída e conversadeira, animou o nosso passeio pra caramba, com suas piadas e contos.
Pelo caminho, nos pontos de apoio tinhamos ao nosso dispor, muita água, bananas e laranjas, além de uma bandinha local que ia animando o pessoal com o seu batuque. Depois de muito comer banana e laranjas, a pedida para o próximo ponto de apoio eram, picanhas e big mac, pela nossa colega Elza e muitos outros. Desejos não atendidos o jeito era imaginar as picanhas e comer os tomates das plantações a beira da estrada.
O registro da caminhada começou a ter mais significância a partir dos 15 km, meta que muitos já haviam conseguido em outras caminhadas. A partir daí começamos a registrar as quilometragens vencidas com grande satisfação. Mas já contando as horas para terminar, o engraçado é que cada morador da região falava uma distância que faltava, uns falavam que faltavam 02 km e outros que faltavam 06, mas o que importava era que já estava chegando.
Ao se avistar a cidade de Santa Teresa no baixo do morro ficamos aliviados de termos conseguido esta façanha, pois muitos não tinham convicção que conseguiriam.
Enfim chegamos às 14:20 e para nos receber estava o vovô e a Marinete. Registramos a chegada e fomos comer a deliciosa polenta com carne moída que estava sendo servida, já que não tinha picanha. Bem alimentados e alongados, fomos para a fila para pegarmos o ônibus de volta para Santa Leopoldina, que até gerou um tumulto por algumas pessoas questionarem alguns amigos que estavam entrando na nossa frente.
Chegamos em Vitória umas 17:40 e fomos no Mr. Dog comer um cachorro quente, e depois um sorvetinho no kiabai. Chegamos em casa umas 18:40 mortos de cansados e a Pati mancando por causa de um calo e algumas dores na perna. Nada demais.
Bem, o passeio foi muito legal e gostoso de se fazer, valeu a pena participar.
E domingo tem pedalada só para relaxar a musculatura. Valeu pessoal.

Nenhum comentário: