sábado, 15 de agosto de 2009

Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Essa viagem estava programada para assim que eu entrasse de férias, iria Eu, James e a Marinete, rumo a Búzios - RJ. Minha esposa nos encontraria lá. Entrei de férias no dia 03/07. No outro dia já estávamos viajando.
Primeiro dia - Saímos às 07h de Vitória de carro, o filho do James que nos levou até o pedágio na rodosol indo para Guarapari, de onde começamos o nosso pedal. Seguimos pela ES-060 passando por Guarapari (e logo tivemos que parar para o vovô amarrar o alforje dele que estava batendo na roda), Meaípe, Anchieta, onde paramos para almoçar, Iriri, Piúma, Itaoca, Itaipava e Marataízes. Chegamos em Marataízes era 15h50min, nos hospedamos na Pousada Ávila do Sr. Manoel, um português bastante simpático. De noite saímos para jantar, comemos um pizza e logo depois fomos para a pousada dormir.

Dados técnicos: Km: 88,38 Av: 17,5 km/h, Max: 46,7 km/h e Tm: 05h01min50seg.


Segundo dia - Saímos de Marataízes às 8h, com destino a São João da Barra. Nesse dia nós pegamos chuva na estrada e vento sul, que não foi muito agradável mas estas situações fazem parte de da vida de qualquer viajante. Seguimos pela ES-060 em asfalto até a Praia de Maroba, muito bonita a praia por sinal, a partir daqui pegamos 10 km de estrada de chão até Praia das Neves, extremo sul do Estado, e mais 5 km até a divisa com o Estado do Rio, onde prosseguimos pela RJ-224 até Gargaú, quando chegamos às 16h, uma vila de pescadores onde embarcamos em um barco para nos levar até São João da Barra, com o Comandante Fernandinho. Navegamos pelo Riacho Pequeno, Riacho Grande, Rio Tamuritiba e Rio Paraíba do Sul, num total de 50 min. Chegado em São João da Barra, hospedamo-nos na Pousada Venetos. Desfizemos nossas malas pois estavam muito molhadas, e estendemos as coisas para secar um pouco. Saímos para jantar no Restaurante Lupi, comemos lasanha e macarronada, tomei um sorvetinho e logo depois fomos dormir, que já era 22h.

Dados técnicos: Km: 94,84 Av: 15,5 km/h, Max: 50,3 km/h e Tm: 06h06min33seg.

Terceiro dia - Saímos mais cedo, às 7h pois o trecho seria mais longo nesse dia, com destino a Farol de São Thomé. Ao passarmos por Atafona, conhecemos dois artistas, o Otoniel Fernandes e o João Teodoro, que estão fazendo um livro de arte (fotos e pintura) sobre o Rio Paraíba do Sul. Eles tiraram fotos da gente e com a gente, disseram que poderiam colocar no livro, estou aguardando para ver. Nesse dia paramos para tomar um caldo de cana em Cajueiro, e para nossa felicidade, foi o caldo mais gostoso que já tomamos. Seguimos pela RJ-356 e depois pela RJ-216, debaixo de chuva, passamos por Campos, Baixa Grande, Santo Amaro até Farol de São Thomé. O James e a Marinete almoçaram em Baixa Grande, eu preferi não almoçar. Chegamos em Farol era 14h30min, e resolvemos seguir viagem para a próxima cidade, no caso Barra do Furado, arriscamos pois não sabíamos se teria hospedagem e para nossa sorte tinha, só não tinha um restaraunte aberto na hora em que saímos para jantar. Chegamos era 16h30min. Ficamos hospedados no Hotel Tuyuyu. Lavei a Luize e o James lavou as outras bicicletas. Saímos para comer alguma coisa e não achamos um restaurante aberto, o jeito foi comer um lanche mesmo no Trailer da Dona Odete e para quem estava azul de fome como eu, estava uma delícia. Fomos dormir às 21h.

Dados técnicos: Km: 110,37 Av: 19,0 km/h, Max: 37,2 km/h e Tm: 05h48min21seg.

Quarto dia - Saímos às 8h com destino a Macaé, com bastante sol e vento a favor, passamos pela RJ-196, até chegarmos na cidade de Carapebus onde paramos para almoçar. Depois seguimos viagem pela RJ-178 e RJ-106 para Macaé, e novamente chegamos cedo na cidade e resolvemos seguir até Rio das Ostras, além de ser uma cidade mais bonita, estaríamos adiantando nossa viagem. Chegamos em Rio das Ostras às 17h e hospedamo-nos na Pousada do Fernando. Um acontecimento trágico que aconteceu, foi que eu e a Luize fomos atropelados por um ciclista "animal" que estava correndo na rua, não aconteceu nada de mais. O trânsito de biclicletas em Rio da Ostras é muito grande e os ciclistas não respeitam nada, chegam a andar em cima das calçadas e com toda velocidade, absurdo. Saímos para jantar na pizzaria mais badalada da cidade, a "La Mama", tem até fila de espera para entrar. E valeu à pena esperar, a comida é realmente muito boa. Retornamos para a pousada e às 23h já estavamos dormindo.

Dados técnicos: Km: 121,50 Av: 20,1 km/h, Max: 47,2 km/h e Tm: 06h01min42seg.

Quinto e último dia - Resolvemos sair mais tarde, e dar uma volta pelas praias de Rio das Ostras. Saímos às 10h rumo a Búzios. Seguimos pela RJ-106, passamos por Barra de São João, cidade muito bonita, quer dizer toda essa região dos lagos é muito bonita. No trevo seguimos pela estrada Campos Novos até o trevo para Búzios, e depois seguimos pela RJ-102 até chegar. Neste momento eu já estava maravilhado por já estar quase chegando. Bem, a viagem não poderia ser toda perfeita né? Pois bem, ao chegar em Búzios eu e o Vovo James nos desentendemos por motivos bobos que logo resolvemos, a razão era que eu queria andar devagar para apreciar o local e ele queria correr para chegar no centro da cidade logo. Iríamos ficar, mas o James achou melhor irmos para Cabo Frio que fica no meio de Búzios e Arraial do Cabo e poderíamos estar conhecendo estes locais também. Então seguimos para Cabo Frio e chegamos era 16h30min. Hospedamo-nos na Pousada da Estrela Dalva, que nos recebeu muito bem. Logo lavei a Luize e guardei-a no quarto por que agora era hora dela descansar. Enfim chegamos ao final de nossa viagem e agora é só aproiveitar. Saímos para jantar e comemos um yakisoba. Retornamos para a pousada e às 22h já estávamos dormindo.

Dados técnicos: Km: 79,58 Av: 16,5 km/h, Max: 52,8 km/h e Tm: 04h48min13seg.

Bem, depois só aproveitamos o que os locais tinham para nos oferecer, a minha esposa chegou no dia seguinte ao que chegamos, nesse dia eu fui em Arraial do Cabo de bike e conheci o Morro do Atalaia. No dia seguinte fomos para Búzios, de ônibus, que é cerca de 45min e conhecemos todas as praias a pé e no outro dia fomos para Arraial do Cabo também de ônibus, que é 20 min, subimos no Morro do Atalaia, eu e minha esposa fizemos um passeio de barco em Arraial, conhecemos a Ilha do Farol, a Gruta Azul, a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e a Prainha. Ficamos em Cabo Frio até o Domingo, quando retornamos com o irmão da Marinete que foi nos buscar no carro do James, trazendo o reboque para levarmos as bicicletas. Saímos às 11h15min e às 19h já estávamos em Vitória. Sem sombras de dúvidas um dos melhores passeios que já fiz e recomendo para todos.
Dados técnicos pedal para Arraial: Km: 35,08 Av: 17,3 km/h, Max: 50,6 km/h e Tm: 02h01min02seg.
Valeu pessoal!

Nenhum comentário: